domingo, 26 de agosto de 2012

Namuncurá. Um jovem salesiano rumo aos altares de Deus!


Hoje veremos um jovem que desde pequeno encantou-se com o jeito Salesiano e desejou ardentemente entregar-se a Deus.


Zeferino, nasceu no dia 26 de Agosto de 1886, em Chimpay as margens do Rio Negro na Argentina. Depois de 11 anos de vida livre nos campos, o pai levou-o a Buenos Aires pois queria que se preparasse para ser defensor de sua raça. Mas logo entrou no ambiente Salesiano e desejou tornar-se o primeiro sacerdote araucano para evangelizar seus irmãos.  

Escolheu Domingos Sávio como modelo e durante 05 anos através do extraordinário esforço para se inserir numa cultura totalmente nova,torou-se ele mesmo um outro Domingos Sávio. Zeferino era exemplar na piedade, caridade e no bom cumprimento dos deveres.

E pouco a pouco o garoto que achava difícil "entrar na fila"  e "obedecer o sino" transformou-se num verdadeiro modelo e muitos testemunharam a respeito dele dizendo: "Era um modelo de equilíbrio, era arbitro nos recreios e seus colegas sempre o obedeciam, e com extrema devoção fazia o sinal da cruz e o ensinava a fazê-lo com extrema doçura". Os papéis pareciam invertidos: o índio convertia os brancos.

Foi então que Dom Cagliero mandou-o para o aspirantado em Viedma, para estudar latim. No ano seguinte levou-o para a Italia para que proseguisse os estudos de forma mais séria e num clima que parecia mais adequado à sua saúde. Zeferino era um excelente aluno, mas uma doença não diagnosticada o debilitava, porém ele nunca reclamava de nenhuma dor.

Quando foi hospitalizado em 28 de março de 1905 seu quadro já havia se gravado muito e no dia 11 de maio serenamente faleceu.  Em 1924 seus restos mortais foram levados para sua pátria e repousam em Fortín Mercedes, onde multidões de peregrinos acorrem para rezar e pedir graças. Foi beatificado em 11 de novembro de 2007 em Chimpay.
  


Um comentário:

  1. Namuncurá, não conhecia essa história de vida... Esse jovem se encontrou no ambiente salesiano. Pelo histórico dele vejo que é um exemplo aos jovens que estão "perdidos" nesse mundo caótico atual. Um abraço...
    Juraci/NTE

    ResponderExcluir