Hoje veremos um jovem que desde pequeno encantou-se com o jeito Salesiano e desejou ardentemente entregar-se a Deus.
Zeferino, nasceu no dia 26 de Agosto de 1886, em Chimpay as margens do Rio Negro na Argentina. Depois de 11 anos de vida livre nos campos, o pai levou-o a Buenos Aires pois queria que se preparasse para ser defensor de sua raça. Mas logo entrou no ambiente Salesiano e desejou tornar-se o primeiro sacerdote araucano para evangelizar seus irmãos.
Escolheu Domingos Sávio como modelo e durante 05 anos através do extraordinário esforço para se inserir numa cultura totalmente nova,torou-se ele mesmo um outro Domingos Sávio. Zeferino era exemplar na piedade, caridade e no bom cumprimento dos deveres.
E pouco a pouco o garoto que achava difícil "entrar na fila" e "obedecer o sino" transformou-se num verdadeiro modelo e muitos testemunharam a respeito dele dizendo: "Era um modelo de equilíbrio, era arbitro nos recreios e seus colegas sempre o obedeciam, e com extrema devoção fazia o sinal da cruz e o ensinava a fazê-lo com extrema doçura". Os papéis pareciam invertidos: o índio convertia os brancos.
Foi então que Dom Cagliero mandou-o para o aspirantado em Viedma, para estudar latim. No ano seguinte levou-o para a Italia para que proseguisse os estudos de forma mais séria e num clima que parecia mais adequado à sua saúde. Zeferino era um excelente aluno, mas uma doença não diagnosticada o debilitava, porém ele nunca reclamava de nenhuma dor.
Quando foi hospitalizado em 28 de março de 1905 seu quadro já havia se gravado muito e no dia 11 de maio serenamente faleceu. Em 1924 seus restos mortais foram levados para sua pátria e repousam em Fortín Mercedes, onde multidões de peregrinos acorrem para rezar e pedir graças. Foi beatificado em 11 de novembro de 2007 em Chimpay.
Namuncurá, não conhecia essa história de vida... Esse jovem se encontrou no ambiente salesiano. Pelo histórico dele vejo que é um exemplo aos jovens que estão "perdidos" nesse mundo caótico atual. Um abraço...
ResponderExcluirJuraci/NTE