quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Textos para Lectio Divina

Para darmos início à Lectio Divina, utilizaremos o evangelho do dia. Você, jovem, que desejar fazer comentários, por favor, entre em contato conosco. 


 Evangelho (Lucas 6,20-26)                                                         

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Para refletir:


1 – As Bem-aventuranças são o centro do evangelho. Ora, se é o centro, deve merecer de nossa parte uma consideração especial. Fiquemos atentos! As Bem-Aventuranças precisam encontrar ressonância em nós. Se não formos capazes de dar um sabor diferente à nossa vida com estas indicações de Jesus, é porque realmente estamos bem fora de rota, bem insensíveis. Com certeza, alguma Bem-aventurança deve falar mais profundamente em nosso coração. Portanto, penso ser importante nos agarrarmos bem nesta Bem-Aventurança, para podermos ir trabalhando e crescendo nas demais. O ideal seria viver bem cada uma delas. Mas como somos limitados, partindo de uma delas, vamos melhorando as outras. O mais importante é transformar a nossa vida e a vida das pessoas que amamos a partir destas indicações de Jesus. Por outro lado, não devemos achar que a felicidade é algo reservado somente para o céu. Absolutamente! Devemos ser felizes já neste mundo, ainda que não seja felicidade perfeita, como o será na eternidade. As Bem-aventuranças propostas por Jesus são uma ótima receita de felicidade. O que efetivamente importa? Importa sermos simples, autênticos e sem fingimento. Importa estarmos abertos para Deus e para seu plano de amor que sempre quer que sejamos felizes. Importa abraçar coerentemente o plano de Deus com muito amor, carinho, delicadeza e constância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário