quarta-feira, 26 de setembro de 2012



Padre Renato dos Santos é religioso salesiano. É responsável pelo economato da Inspetoria Salesiana São Pio X de Porto Alegre, e hoje nos anima com a reflexão desta passagem do Evangelho segundo são Lucas. A ele o nosso muito obrigado e que Deus o abençoe, bem como seus trabalhos e suas necessidades.





Evangelho (Lucas 9,1-6)                                                                 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.




Para Refletir:
1 – Toda opção tem seu preço. Quem quer de verdade seguir a Jesus, deve estar preparado para se desvencilhar de tudo, exteriormente e interiormente falando. Poderá acontecer que  se desvencilhar de coisas é bem mais fácil do que se desvencilhar das próprias ideias. Lucas evangelista é radical neste sentido: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas”. Desvencilhar-se de tudo para ater-se somente ao mais importante: Jesus. Não levar nada, para levar justamente o essencial: Jesus Cristo. Esta é a tarefa do missionário: levar, apresentar e propor Jesus como O Caminho, A Verdade e A Vida, que dá sentido às nossas vidas. Toda missão tem sua ação correspondente: deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Já estamos no ano de 2012. Muitos são os desafios da missão Continental da Igreja. Da nossa qualidade de discípulos dependerá a qualidade do nosso anúncio e das nossas ações. A Igreja será mais missionária, mais santa, mais sinal de Deus entre nós, na medida em que formos disponíveis para o anúncio e capazes de um desprendimento total das coisas do mundo. Deus nos basta. Quem descobriu a força da pessoa de Jesus na própria vida, quem já fez uma profunda experiência de encontro com Ele, sabe muito bem o que significa relativizar as coisas para Tê-lo como Absoluto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário