segunda-feira, 17 de setembro de 2012

É verdadeiramente IMPORTANTE e SIGNIFICATIVA a Palavra de Deus?





Ola, amigos seguidores do Blog do Noviciado. Tudo certo com vocês? Foi-me feito um convite para partilhar, neste espaço virtual, a importância da Palavra de Deus e sua atualidade. 

O amor e a acolhida, o entendimento da importância e atualidade da Palavra de Deus, depende do conhecimento que temos dela e de nosso interesse por Ela. “Não existe prioridade maior do que esta: reabrir ao homem atual o acesso a Deus, a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos vida e vida em abundancia”.  



Creiam-me, às vezes nem sempre é fácil perceber o SEU valor e atualidade, afinal, vivemos em tempos que nos educam para o passageiro; as vezes para o descartável; outras apenas para o que é útil ou para o que pode proporcionar um resultado muito rápido. Não quero afirmar que TUDO é assim: a verdade é que nem sempre é fácil medir e comprovar tais deduções. Entretanto, pelo que se percebe, parece que: embora nada tenha mudado em relação à “velocidade” do tempo, mudou nossa relação com esse tempo, que, por vezes parece estar cada vez mais “curto”.  

Menciono isto apenas para lembrar que nesse “contexto” no qual se vive, pode-se comprometer a percepção sobre a VITAL IMPORTANCIA que a BIBLIA, a Boa Notícia, a Palavra de Deus, tem ou teria em na vida. Essa Palavra escrita e anunciada, é muito diferente das palavras nos jornais, que tem sua importância hoje e que, amanhã, estará servindo para talvez embrulhar peixes no mercado, ou apenas para ser reciclado. Entretanto a Palavra de Deus que ultrapassa mil anos continua sempre VIVA e ATUAL.  
Não posso e nem pretendo determinar a importância e a necessidade que essa PALAVRA tem na vida de todos; somente partilho experiências vividas, percebidas e aprendidas.  E já que é sobre essa Palavra que me arrisco partilhar, deixo que Ela mesma se pronuncie: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender,  para a corrigir, para a educar para a justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capaz para toda boa obra.   


Somos livres e capazes para de compreendermos essa palavra. Mas, a verdade é que é complicado amar o que pouco se conhece. Torna-se difícil perceber sua beleza; complicado entender seu alcance e amplitude; sua profundidade na vida. Mas, há exemplos de pessoas que arriscam tudo o que SÃO e o que TEM por causa dessa palavra. Pessoas de ontem; como os discípulos de Jesus que disseram: “a quem iremos Senhor, só tu tens palavras de vida eterna.” ou pronunciamento e documentos eclesiais que hoje reafirmam que “Deus se dá a conhecer no diálogo, no qual Ele se comunica amorosamente conosco”.

   
Retomando a citação da carta de Timóteo, resalto que a Bíblia só pode ter importância para aquela pessoa que QUER ser de Deus. Então, se esse é o seu desejo, afirmo com toda tranquilidade no Espírito de Deus que existe e atua em todos nós que SIM! A Palavra de Deus é Importante, Atual, Necessária e Essencial. 
É possível perceber no cotidiano que existem situações, elementos e opções que são aconselháveis; outros ainda muito importantes... porém, há aqueles que são essenciais. E é nesse campo vital-essencial é que a escritura se encaixa! 

Para finalizar, partilho uma comparação, embora não seja de todo correta, serve para  despertar o olhar e perceber o quanto a Palavra de Deus nos possibilitar ser livres e também o quanto orienta a historia e o cotidiano da humanidade. 


Imaginemos uma cidade, uma grande metrópole sem sinalização, sem placas que indicam a direção, sem semáforos... Sair às ruas e estradas seria um caos e perigoso. Esses indicadores de trafego ajudam a orientar para uma vida tranquila, segura e agradável. Sem eles, deslocar-se seria muito perigoso e às vezes mortal. Porém, se percebe que embora normalmente as ruas estejam sinalizadas, os acidentes acontecem, pessoas se ferem e até morrem, causando dor e desespero em muitos casos. O sinal que indica PARE, por exemplo, num cruzamento, só serve para aquele condutor atento que o conhece e o respeita. O fato de uma placa de transito existir, não garante o respeito a ela. A decisão de conhecê-la e respeitá-la cabe ao motorista. Assim, pode-se “entender” a Palavra de Deus. Ela existe e consegue ajudar orientar para que a vida seja equilibrada, abundante, saudável, prazerosa e feliz... Entretanto, nem todos a consideram ou a conhecem. Daí que muitos sofrimentos e mortes que poderiam ser evitados, infelizmente ocorrem. Não se trata apenas de sofrimentos físicos, mas também, e principalmente, espirituais. 


Deus, com sua Palavra é assim: sempre irá propor um caminho de amor, de liberdade e de felicidade; mas, jamais forçará ao homem sua acolhida. Essa é uma decisão pessoal! 
“O verbo que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar dele [...] só podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade a obra do Espírito Santo.” 
Assim como indicam a Palavra de Deus e outros tantos escritos nela inspirados, é aconselhável aceitar e acreditar que os livros Sagrados ensinam com certeza, fielmente e sem probabilidade de erros - portanto com muita propriedade, a verdade sobre Deus, sobre o homem e sobre a vida, com suas relações e caminhos. 

Concluo este pequeno incentivo para aprofundar o interesse e conhecimento sobre a Palavra de Deus, com um trecho do documento Verbum Domini, fruto do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus.
“Todo homem aparece como destinatário da Palavra, interpelado e chamado a entrar, por uma resposta livre, em tal diálogo de amor. Assim, Deus torna a cada um de nós capaz de ESCUTAR e RESPONDER á Palavra divina. O homem é criado na Palavra e vive nela; e não se pode compreender a si mesmo, se não se abre a este diálogo. A Palavra de Deus revela a natureza filial e relacional da nossa vida. Por graça, somos verdadeiramente chamados a configurar-nos com Cristo, o Filho do Pai, e a ser transformados nele.”  
Fraterno e carinhoso abraço a todos e mãos a obra! Vamos estudar e conhecer mais a Bíblia, para melhor viver, amar e servir!

                       José Aparecido Carloto – Ir. Zezo. Religioso Salesiano de Dom Bosco! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário