quinta-feira, 12 de junho de 2014

Lectio Divina


Em pleno 2014, aonde nossa cultura é marcada pelo individualismo e pela falta de tempo, principalmente na dimensão espiritual, afastamos, desconhecemos e não temos pratica da Lectio Divina.
Mas o que vem a ser essa tal de Lectio Divina?
A Lectio Divina ou Leitura Orante da Palavra é uma pratica e um método de oração,reflexão e contemplação vivida pelos católicos desde os tempos antigos, principalmente nos mosteiros beneditinos. Essa prática consiste em promover a comunhão com Deus e aumentar o conhecimento da Palavra
Geralmente ela é colocada e rezada em quatro degraus amplamente ligados, assim como uma aliança feita através de uma verdadeira relação amorosa aqueles são formados pela Leitura, Meditação, Oração e Contemplação. O primeiro degrau é ler o trecho até que se sinta tocado e o que verdadeiramente ele quer falar e demonstrar em seu contexto. No segundo é o ato de pegar o texto e ver o que Deus quer nos mostrar, a fim de confrontar-se com nossas próprias vidas, ou seja, ruminar o texto colocando-se dentro dele. Enfim, nos dois últimos degraus respondemos a Deus o que pensamos através de uma oração simples, que sai do fundo do coração, fazendo isso conseguimos adorar a Deus, respondendo com aquilo que foi meditado e vivenciado pela Sua Palavra.
Para criarmos esse hábito da Lectio Divina, proponho um método simples e ajudara 
em nosso crescimento espiritual. Reserve pelo menos 15 minutos para ler um trecho da Sagrada 
Escritura (comece meditar pelo novo testamento), leia o texto até compreender, mas antes disso 
invoque o Espírito Santo para te ajudar nesse processo. Em um segundo momento medite-o 
confrontando com sua vida (no que ele chama atenção). Por fim tendo lido e meditado, faça uma 
oração com aquilo que necessitas e com que aprendestes com a leitura. Espero que isso possa ajuda-
los, boa jornada.

N. Emerson Francys, BCG



Se interessou em fazer a Lectio Divina? 
Toda semana publicamos aqui em nosso blog (ao lado direito da tela inicial), uma passagem Bíblica. Essa passagem é a mesma que nós Noviços e Salesianos usamos para nossa Lectio Divina semanal. Participe junto conosco deste momento de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário