quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os Salesianos e a Missão


A missão de Dom Bosco em toda sua vida foi a salvação da juventude, através da educação e da evangelização, visando o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, aproveitando do entusiasmo e dinamicidade próprio do jovem, tornando o processo educativo um modo de desenvolvimento integral. Assim, hoje a missão dos salesianos continua a ser a mesma um dia iniciada por São João Bosco, bebendo da espiritualidade e carisma recebidos por ele pelo Espirito.

A missão e a espiritualidade na vida religiosa estão sempre muito unidas, e em Dom Bosco isso se torna mais claro. Em sua vida estes dois elementos sempre tiveram uma ligação que chega a ser de dependência, onde a missão é fruto de uma rica espiritualidade, e a espiritualidade é um alimento constante e saboroso de toda a missão.

É neste sentido que “o salesiano é contemplativo na ação”. A missão salesiana traz todo o dinamismo juvenil, a alegria e o entusiasmo próprio da juventude. Estes elementos são fruto de uma forte experiência com Deus. Assim o dinamismo, próprio da juventude tem como fundamento o Espirito de Deus, que sopra onde quer e quando quer, e nos chama a uma renovação constante e guiada pelo mesmo Espirito, na qual o jovem é chamado a ser protagonista. A alegria é um fruto da vida em Deus e da esperança cultivada por saber sempre que sua presença amorosa nos acompanha e conduz.  Nosso entusiasmo brota da convicção de que Deus nos impulsiona, nos anima, e que mais que isso, está em nosso meio, está dentro de nós, presença  esta sempre renovada que traz uma verdadeira paixão pela vida e pelo Senhor da vida.

A espiritualidade salesiana é por excelência o local onde o salesiano abastece suas forças para ir em direção a missão. É no encontro com Deus, na oração pessoal, na Eucaristia e nas orações em comunidade que ele acolhe seu projeto de amor para com os jovens e nos pede para ser suas mãos e sua voz no mundo. Ao acolher este projeto de amor o salesiano, se volta a missão com o ardor do Bom Pastor, e ao se lançar ao apostolado faz do jovem o lugar por ápice de sua experiência com Deus, de modo que o jovem mais que a missão do salesiano, é também um lugar teológico. A preferência pelo jovem, especialmente o mais pobre, traz a predileção de Deus por todo aquele está à margem da sociedade, e que não é ou não se sente amado. O jovem, principalmente marginalizado, é para o salesiano onde o Deus de amor se comunica e se revela, tornando a vida do salesiano um experimentar a Deus constante, seja na contemplação pessoal ou comunitária, seja na contemplação feita na ação.

Assim a missão não é simplesmente um fazer coisas em favor de uma causa. Mais que isso, é uma ação que demonstra o ser do salesiano, que impulsionado por uma motivação que é maior que si, não se contenta em ficar só para si esta inquietude e se transborda comunicando ao mundo a Boa Nova do Senhor da vida, que quer vida para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário