sábado, 27 de outubro de 2012

MISTÉRIOS DA LUZ



Hoje meditaremos os Mistérios da Luz ou Luminosos, que foram instituídos pelo papa João Paulo II. 
Eles nos apresentam o início da vida pública de Jesus, bem como seus milagres e ações, até a Última Ceia. Com eles aprendemos a vivenciar, no dia a dia, os mandamentos do Senhor. 







1º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre o Batismo de Jesus no rio Jordão.






“Em Cristo não havia pecado, mas Deus colocou sobre Ele a culpa dos nossos pecados para que nós, por seu intermédio, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Cor 5,21). Assim, enquanto Cristo desce à água do rio como inocente, o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho muito amado (cf. Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito vem sobre Ele para investi-lo de poder na missão que o espera.





2º MISTÉRIO DA LUZ: A auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

O primeiro milagre em Caná da Galiléia constitui um passo decisivo na formação da fé dos discípulos. Maria foi chamada por Jesus como “Mulher” neste primeiro milagre e outra vez no Calvário. Entre esses dois acontecimentos da vida de Jesus, Caná e o Calvário, há várias analogias.

 Situam-se um no começo e o outro no fim da vida pública, como para indicar que toda a obra de Jesus está acompanhada pela presença de Maria Santíssima. O seu título de Mãe adquire ressonância especialíssima: Maria atua como verdadeira Mãe de Jesus nesses dois momentos em que o Senhor manifesta a Sua divindade. Ao mesmo tempo, ambos os episódios assinalam o especial interesse e desvelo de Maria Santíssima pelos homens: Em Caná da Galiléia ela intercede quando “ainda não chegou a hora”; no Calvário Maria oferece ao Pai a morte redentora de seu Filho e aceita a missão que Jesus lhe confere de ser Mãe de todos os crentes, representados por João, o discípulo amado (cf. Jo 2,3).



3º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre o anúncio do Reino de Deus e o convite de Jesus à conversão.




O início da pregação do Evangelho foi marcado por um apelo de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15), daí a necessidade da conversão. Assim, Jesus iniciou sua pregação anunciando o advento do Reino de Deus convidando à conversão e perdoando os pecados de quem se dirige a Ele com humilde confiança.




4º MISTÉRIO DA LUZ: A transfiguração de Jesus.

A partir do dia em que Pedro confessou que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o “Mestre começou a mostrar a seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém e sofresse... que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia” (Mt 16,21); Pedro rechaça este anúncio, os demais também não compreenderam. 

É neste contexto que se situa o mistério da Transfiguração: o rosto e as vestes de Jesus tornam-se fulgurantes de luz, Moisés e Elias apareceram, “falavam de sua partida que iria se consumar em Jerusalém” (Lc 9,31). Uma nuvem luminosa os cobre e uma voz do céu diz: “Este é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o” 
(Lc 9,35).

“Por um instante, Jesus mostra sua glória divina, confirmando, assim, a confissão de Pedro. Mostra também que, para entrar em sua glória (cf. Lc 24,26), deve passar pela cruz em Jerusalém.



5º MISTÉRIO DA LUZ: Meditemos sobre a Eucaristia.

Na véspera de sua paixão e morte Jesus reúne seus discípulos no cenáculo e, enquanto estavam comendo, tomou o pão e pronunciou a bênção, partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: “Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” 

(Mt 26,26-28).

Jesus, nessa ocasião da última ceia, lavou os pés dos discípulos e, despedindo-se dos seus, disse-lhes: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,34-35).

“Para deixar-lhes uma garantia deste amor, para nunca afastar-se dos seus e para fazê-los participantes de sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memória de sua morte e de sua ressurreição, e ordenou a seus discípulos que a celebrassem até a sua volta, “constituindo-os então sacerdotes do Novo Testamento” (cf. Lc 22,7-20; 1Cor 11,23-26; At 2,42-46; 20,7).


Que Nossa Senhora nos ajude a contemplar e a viver a cada instante os mistérios de seu filho Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário