quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ser Jovem Missionário


Cada idade tem sua sabedoria. Aprendemos a valorizar os idosos, por exemplo, porque nos fazem viva a memória de nosso passado, com os valores vividos e que nos servem de referência. A juventude também tem a sua sabedoria. Um exemplo é a facilidade que os jovens têm para lidar com os novos meios eletrônicos, com as novas tecnologias.

Os jovens estão mais abertos ao futuro. 

Aprender com os jovens que ser multimídia e ficar conectado a inúmeros aparelhos permite trocar conhecimentos com mais pessoas simultaneamente e receber informações amplas sobre o mundo. Não podemos querer voltar atrás e achar que os jovens vão abrir mão desses prazeres e facilidades.

O mais importante é que as gerações se encontrem. A juventude é muito veloz e capaz, mas não lida bem com perdas e frustrações. A família é o lugar onde os filhos são preparados para crescer e tornarem-se independentes. O adolescente necessita conquistar seu espaço no mundo adulto, fazendo suas próprias escolhas. Porém são poucos os jovens em condições de vislumbrar alternativas para o seu projeto de vida, poder escolher e realizá-lo. Em gestos e manifestações, mesmo naquelas mais arriscadas, os jovens estão dizendo: “é a vida que amamos e buscamos”.

Nós, contudo, somos jovens do presente, não do futuro, pois devemos viver bem o nosso hoje, porque nossa vida é preciosa, e o que vamos viver amanhã será fruto daquilo que plantamos e cultivamos no nosso hoje. Se vivermos o nosso namoro, nossa juventude, nossa família, segundo o Evangelho de Jesus anunciado hoje, vamos colher todos os frutos de uma família constituída em Cristo.

Sejamos jovens que não têm medo de testemunhar sua castidade, seu amor a Jesus, sua fidelidade ao Evangelho proclamado. Jovens diferentes porque preservam a vida tão preciosa desde sua concepção, preservam toda a obra da criação de Deus, como a natureza e tudo o que nela vive. Aquilo que preservarmos hoje ficará  para nossos filhos e tantos outros jovens viverão amanhã nesta mesma terra onde vivemos hoje.


"Ser Missionário é....

Colocar-se à disposição dos irmãos, principalmente dos doentes, pobres e marginalizados... Testemunhar e não se preocupar em falar aos outros.
Anunciar o Evangelho a todas as criaturas,
Denunciar todo sistema que escraviza...
Ter as mesmas atitudes de Jesus Cristo...
Ter o coração aberto para todos que se achegarem. Rezar com o coração e não somente com a boca,
Não ter medo de dizer o sim, como nossa mãe Maria o fez,
Ser fiel ao projeto que nos é proposto pelo Pai".
Luciano Figueiredo Silva - Porto Velho - RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário