quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maria, a Primeira Discípula e Missionária


Maria, Mãe de Jesus, é modelo incontestável do discipulado que desafia o mundo contemporâneo para uma aprendizagem que permitirá um caminho novo para sua organização, com força de superação de lacunas terríveis e de cenários deprimentes, quando se contabilizam os diferentes ataques à vida e a perpetuidade dos cárceres, a céu aberto, impostos pela indiferença pernóstica com os mais pobres e com os indefesos. Maria é solidária, artífice da comunhão, generosa na oferta, mestra do primado da escuta da Palavra de Deus na vida do discípulo missionário. Nela a Palavra de Deus, como comprova o Magnificat que ela cantou, a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. O Documento de Aparecida ainda recorda que Maria “com os olhos postos em seus filhos e filhas e em suas necessidades, como em Caná da Galileia, ajuda a manter vivas as atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho. Indica, além do mais, qual é a pedagogia para que os pobres, em cada comunidade cristã, ‘sintam-se em casa’”.


Hoje ser discípulo e missionário do Senhor não é fácil. Antes, em nenhuma época isso foi fácil. Cada época da história apresentou dificuldades próprias para o seguimento de Jesus. Também para Maria não foi fácil pôr-se no seguimento de seu Filho. Quanta pressão deve ter exercido o parentesco de José e Maria sobre esta serva do Senhor! Chegaram até ao ponto de ir atrás de Jesus para, quem sabe, moderá-lo um pouco, pois achavam que estava fora de si (Marcos 3,21). Maria os acompanhava. Como mãe, analisava tudo e percebia os perigos que seu Jesus corria. Também para ela ser discípula foi fruto de um progresso constante na fidelidade à Palavra do Senhor. Por isso, as palavras que Jesus pronunciou naquela ocasião fizeram crescer mais ainda a fé de Maria e sua disponibilidade de acompanhar seu filho. Maria, dando ouvidos à palavra de Jesus, transformou uma dificuldade em preciosa oportunidade de amadurecimento na fé. “Aquele que faz a vontade de Deus, – disse Jesus – aquele é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Marcos 3,35).


Maria é um grande exemplo para cada um de nós, exemplo de serviço, de humildade, de acolhimento da Palavra, de obediência aos desígnios do Pai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário