terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Retiro Inaciano


Inácio de Loyola (1491-1556) nasceu no País Basco (Espanha), um ano antes da descoberta das Américas. Era o final da Idade Média e a alvorada dos tempos modernos. Época de crises e mudanças, de desafios e questionamentos. Inácio foi o caçula dos treze filhos dos senhores de Loyola, família muito conhecida na região, pela fidelidade aos reis de Castela e pela fé católica. Até os trinta anos de idade, o jovem Inácio viveu de maneira mundana. Como tantos outros jovens, foi dominado pelas paixões do jogo, das mulheres e das armas. Um acidente mudou o destino de Inácio. Era o mês de maio de 1521, o ano em que Lutero desligou-se da Igreja Católica. Inácio lutava corajosamente, em Pamplona, contra as tropas francesas que tinham entrado na cidade e assediavam o último reduto. Atingido nas duas pernas passou por longo período de convalescença onde aconteceu sua conversão.

        Das experiências desse período surge os “Exercícios Espirituais” quando nosso santo escreve seu próprio caminho espiritual e convida outros a fazer o mesmo. Esse livrinho escrito como manual para quem vai dar retiro sugere que a pessoa busque sua verdade afim de servir a Deus com mais liberdade e autenticidade.

        Existem muitos modos de fazer a experiência dos Exercícios Espirituais. Pode ser na forma de 30 dias de oração, 8 dias, na vida cotidiana, em finais de semana ao longo do ano. O importante é que cada pessoa possa descobrir seu modo próprio de rezar, de encontrar-se com Deus e realizar sua vontade. O método inaciano prevê sempre grande liberdade para aquele que quer fazer o caminho espiritual de Santo Inácio. Desde os primeiros jesuítas muitas pessoas de várias origens e condição de vida percorreram os mesmos passos de Inácio. A novidade dos últimos anos foi a redescoberta do EE na formação dos leigos e leigas que querem algo mais em sua vida espiritual.

        Algumas características do retiro inaciano:
  • Propõe uma grande liberdade para escolher o modo de rezar, lugar, tempos, matéria de oração. Leva o exercitante a descobrir seu modo próprio de rezar;
  • Valoriza o encontro pessoal com Deus e a experiência madura de se perceber na presença da verdade fundamental de qualquer pessoa;
  • Acompanhamento personalizado de alguém experimentado na vida espiritual. O diretor dos EE não é o protagonista, mas como sábio guia conduzirá o exercitante pelos caminhos da liberdade interior;
  • Prevê amplos e participativos espaços de partilha e oração em comum, principalmente pela eucaristia diária;
  • Exercita a prática da orientação espiritual e do diário espiritual ajudando a pessoa a tomar posse de seu próprio caminho.
  • Desenvolve um sentido eclesial e universal da missão fortalecendo a dimensão cristológica da vocação cristã.
Fortalece o protagonismo dos leigos e leigas indicando um caminho de aprofundamento espiritual e teológico.

      Orientações sobre o Retiro:
  •  O Orientador, todos os dias, atende  o retirante para repassar a reflexão do dia e fazer o acompanhamento da reflexão do dia anterior.
  • A maior parte do tempo, o retirante fica sozinho fazendo sua reflexão
  • Uma vez ao dia participa da Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário