domingo, 2 de dezembro de 2012

O que é o Natal?

Natal Cristão


Nós que somos cristãos, lembramos no Natal não só uma festa, mas um acontecimento espiritual profundo, que manifesta o nascimento e a encarnação de Jesus na Terra. Deus é tão bom que no seu projeto de amor resolveu enviar seu Filho para habitar no meio de nós. Com este fato recebemos nossa salvação. Como diz Santo Atanásio “Nossa salvação não é absolutamente algo de fictício, nem limitado só ao corpo; mas realmente a salvação do homem todo, corpo e alma, que foi realizada pelo Verbo de Deus. A natureza que ele recebeu de Maria era uma natureza humana, segundo as divinas Escrituras, e o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro. Digo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso.” Desta forma, no Natal não esperamos somente os presentes, queremos celebrar o nascimento de Nosso Salvador. Na Igreja esta é a grande alegria do Natal: a manifestação de Deus. Na homilia do Natal do ano passado o Papa Bento XVI disse: “Deus manifestou-Se… como menino. É precisamente assim que Ele Se contrapõe a toda à violência e traz uma mensagem de paz. Neste tempo, em que o mundo está continuamente ameaçado pela violência em tantos lugares e de muitos modos, em que não cessam de reaparecer bastões do opressor e vestes manchadas de sangue, clamamos ao Senhor: Vós, o Deus forte, manifestastes-Vos como menino e mostrastes-Vos a nós como Aquele que nos ama e por meio de quem o amor há de triunfar. Fizestes-nos compreender que, unidos convosco, devemos ser artífices de paz.  Amamos o vosso ser menino, a vossa não-violência, mas sofremos pelo facto de perdurar no mundo a violência, levando-nos a rezar assim: Demonstrai a vossa força, ó Deus. Fazei que, neste nosso tempo e neste nosso mundo, sejam queimados os bastões do opressor, as vestes manchadas de sangue e o calçado ruidoso da guerra, de tal modo que a vossa paz triunfe neste nosso mundo”. Desta forma, queremos anunciar a paz, o amor e os valores que Jesus traz para o mundo. Ainda em seu discurso natalino o Papa Bento XVI afirma que hoje, “o Natal tornou-se uma festa dos negócios, cujo fulgor ofuscante esconde o mistério da humildade de Deus, que nos convida à humildade e à simplicidade. Peçamos ao Senhor que nos ajude a alongar o olhar para além das fachadas lampejantes deste tempo a fim de podermos encontrar o menino no estábulo de Belém e, assim, descobrimos a autêntica alegria e a verdadeira luz”. Jesus que era Deus optou por vir ao mundo pequenino e frágil numa manjedoura. É uma grande lição para todos nós. Seguindo o conselho de nosso querido Papa que o Natal deste ano seja uma manifestação do Deus vivo, que nós sempre possamos lutar por um mundo justo, onde reine o amor e fraternidade a todos, especialmente aos mais pequenos e sofridos.



Fontes: Santa Sé e Liturgia das Horas – Ofício de Leituras 1° de janeiro – Solenidade Maria Mãe de Deus: Das Cartas de Santo Atanásio, bispo (Epist. Ad Epictetum, 5-9; PG 26, 1058. 1062-1066) (Séc. IV).


Nenhum comentário:

Postar um comentário