sábado, 29 de setembro de 2012

O sustento diário: as Sagradas Escrituras


              Todos nós somos chamados ao seguimento de Jesus Cristo, somos batizados em nome da Trindade para sermos sinal da presença de Deus no mundo. Mas que Deus é esse que conhecemos? Quem é o Jesus que seguimos?
            A Bíblia é para nós fonte de revelação do rosto de Deus, Aquele que “vê o sofrimento do seu povo, ouve seu clamor e desce para libertá-lo” (Ex 3, 7-8), e por termos a certeza que ele caminhava com seu povo, sabemos que também hoje, Ele faz este caminho conosco. O verdadeiro seguimento de Jesus Cristo supõe conhecimento de sua pessoa, de seu agir diante de todos. É na meditação dos textos evangélicos que aprofundamos este conhecimento, é onde podemos perceber a postura de Jesus ora questionador perante autoridades, ora lavando os pés de seus discípulos e acolhendo a mulher que para muitos, era digna de condenação.
            A leitura das sagradas escrituras deve, a cada dia, provocar-nos a sermos melhores cristãos, deve desconcertar nossas ideias, mexer com nossas posições por muitas vezes fechada ao outro.  Ao cultivar nossa oração a partir dos textos bíblicos, temos o sustento para revelarmos o amor de Deus no meio das pessoas e sermos realmente sal da terra e luz do mundo.  A prática da Lectio Divina é uma forma de contemplação dos escritos bíblicos que faz-nos aprofundar a leitura, entender seu espírito, rezar a nossa própria vida a partir dele e por fim, transformar nosso próprio agir, iluminados pela novidade que a escritura nos traz.   
            Que nossos momentos diários de meditação não sejam instantes de pensamentos vagos e sem sentido, mas que aprendamos a penetrar cada vez mais nos escritos bíblicos, a fim de que elas se tornem vida em nós, que estejam apropriadas em todo o nosso ser e agir como consagrados e consagradas à missão do Reino. 



Isabelle Alves Scheid - Postulante salesiana.





A ela o nosso "Muito Obrigado"!!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Emerson Carvalho...um grande exemplo !






No dia 19 de Setembro recebemos em nossa casa o campeão Paraolímpico Emerson Carvalho (28) que é zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol na modalidade quadra de cinco (5). Ele representou o Brasil nos últimos jogos olímpicos de Londres 2012.

Nascido no estado do Paraná, aos seis anos de idade sofreu um acidente de automóvel com seus pais, neste acidente perdeu totalmente a visão. 

Porém, motivado por sua mãe  Célia Aparecida de Carvalho, nunca sentiu-se diminuído por portar tal deficiência,  inclusive nas tarefas domésticas ele também era "escalado". 

Sua mãe o levou para uma escola para que aprendesse braile (é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827). Nesta escola  mantinha contato com pessoas que possuíam as mesmas limitações e possuíam uma vida normal, não demorou muito para que seus sonhos brotassem.

Como todo garoto brasileiro é apaixonado por futebol e juntamente com seus colegas improvisavam uma bola envolta por uma sacola plástica para que o som pudesse guiá-lo. Desta forma percebeu que poderia ir além das brincadeiras na rua e aos 14 anos de idade começou a competir em jogos regionais e nacionais.


Teve sua primeira convocação para a seleção brasileira em 2004 para os Jogos Olímpicos de Atenas, mas por força de uma grave lesão foi cortado. Teve nova chance em 2012 quando foi relacionado para participar do grupo que iriam pra Londres, dos 16 atletas foram escolhidos 10 e seu nome estava nesta lista. 

O sonho olímpico havia tornado possível, e o desejo de sagrar-se campeão  virou realidade e no dia 08 de Setembro quando numa final emocionante contra a experiente equipe francesa o Brasil venceu por 2x0 e conquistou o ouro Olímpico de forma invicta.



O Emerson além de sua carreira como atleta, trabalha no SESI de Curitiba na área da Radiologia onde se mostra muito competente, driblou as dificuldades da vida com a mesma facilidade que o  faz nas quadras. 

Obrigado grande campeão por ser exemplo de garra e superação,
  que Deus continue abençoando sua vida !

Quer saber mais acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=xo6uvRU6aPg

quarta-feira, 26 de setembro de 2012



Padre Renato dos Santos é religioso salesiano. É responsável pelo economato da Inspetoria Salesiana São Pio X de Porto Alegre, e hoje nos anima com a reflexão desta passagem do Evangelho segundo são Lucas. A ele o nosso muito obrigado e que Deus o abençoe, bem como seus trabalhos e suas necessidades.





Evangelho (Lucas 9,1-6)                                                                 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.




Para Refletir:
1 – Toda opção tem seu preço. Quem quer de verdade seguir a Jesus, deve estar preparado para se desvencilhar de tudo, exteriormente e interiormente falando. Poderá acontecer que  se desvencilhar de coisas é bem mais fácil do que se desvencilhar das próprias ideias. Lucas evangelista é radical neste sentido: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas”. Desvencilhar-se de tudo para ater-se somente ao mais importante: Jesus. Não levar nada, para levar justamente o essencial: Jesus Cristo. Esta é a tarefa do missionário: levar, apresentar e propor Jesus como O Caminho, A Verdade e A Vida, que dá sentido às nossas vidas. Toda missão tem sua ação correspondente: deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Já estamos no ano de 2012. Muitos são os desafios da missão Continental da Igreja. Da nossa qualidade de discípulos dependerá a qualidade do nosso anúncio e das nossas ações. A Igreja será mais missionária, mais santa, mais sinal de Deus entre nós, na medida em que formos disponíveis para o anúncio e capazes de um desprendimento total das coisas do mundo. Deus nos basta. Quem descobriu a força da pessoa de Jesus na própria vida, quem já fez uma profunda experiência de encontro com Ele, sabe muito bem o que significa relativizar as coisas para Tê-lo como Absoluto.

domingo, 23 de setembro de 2012

25º Domingo do Tempo Comum



Nossa reflexão neste domingo visa entender quem é o maior no reino de Deus...e para isto a liturgia nos oferece o Evangelho de Marcos. Fiquem atentos pois amanhã colocaremos as motivações e os ensinamentos deste riquíssimo texto.


Quem é o maior no Reino de Deus ?


Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia.

 Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. 
E dizia-lhes:
 “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará.

Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.
Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”
Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”

Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse:“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.


- Palavra da Salvação !




Visitem nossa página no facebook: http://www.facebook.com/noviciadosdb


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Reflexão de Lc 7, 31-35


Hoje tivemos a colaboração da jovem Cassiana Ferreira. Ela é postulante salesiana, reside em Porto Alegre com outras 3 jovens que se preparam para serem irmãs salesianas. Ela nos ajudou, hoje, escrevendo uma pequena reflexão sobre esta passagem do Evangelho. Agradecemos a Deus pela vida da jovem Cassiana e por todos os trabalhos que ela realiza em meio aos jovens.






Evangelho (Lucas 7,31-35)                                                       
São Januário

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.
- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor


Para refletir:


O texto de Lucas chega a nós quase como um desabafo de Jesus. Interessante é que tamanha é sua indignação perante a realidade de seu tempo que não encontra para ela sequer comparação.  Usa, então, a figura da criança, a fim de dizer o quanto é imaturo o comportamento, especialmente das lideranças religiosas da época, que não só não se contentam com os enviados de Deus, mas também querem sempre encontrar desculpas para não assumir o compromisso apresentado por eles. Isso mesmo! Agem como crianças que, naturalmente, querem sempre ditar as regras do jogo: “se não é como eu quero, não brinco mais”.

E quantas vezes não chantageamos a Deus com nossas súplicas de que seja a nossa vontade?
Não será esta, portanto, uma atitude prepotente de querer fazer de Deus à nossa imagem e semelhança, conforme nossos caprichos e necessidades?
Portanto, no final do texto, nos vem a interpelação de agirmos como verdadeiros filhos de Deus, reconhecendo e acolhendo sua Sabedoria! Sabedoria esta manifestada no anuncio profético de João Batista, em sua radicalidade de vida que ainda hoje se repete em diversas vidas feitas totalmente profecia, e que muitas vezes são vistas como fanáticas. 

Sabedoria que, em Jesus, se faz gente, destrói paradigmas, renova, liberta, transforma. É, enfim, novidade vibrante, Boa Nova vital, tantas vezes por nos não entendida.
Peçamos a Deus que sejamos autênticos filhos da Sabedoria, acolhendo o compromisso de Seguir Jesus Cristo concreta e verdadeiramente, entendendo que Ele não é apenas uma ideia, mas uma Pessoa que nos ama e nos propõe uma adesão ao Projeto profético do Reino de seu Pai.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

É verdadeiramente IMPORTANTE e SIGNIFICATIVA a Palavra de Deus?





Ola, amigos seguidores do Blog do Noviciado. Tudo certo com vocês? Foi-me feito um convite para partilhar, neste espaço virtual, a importância da Palavra de Deus e sua atualidade. 

O amor e a acolhida, o entendimento da importância e atualidade da Palavra de Deus, depende do conhecimento que temos dela e de nosso interesse por Ela. “Não existe prioridade maior do que esta: reabrir ao homem atual o acesso a Deus, a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos vida e vida em abundancia”.  



Creiam-me, às vezes nem sempre é fácil perceber o SEU valor e atualidade, afinal, vivemos em tempos que nos educam para o passageiro; as vezes para o descartável; outras apenas para o que é útil ou para o que pode proporcionar um resultado muito rápido. Não quero afirmar que TUDO é assim: a verdade é que nem sempre é fácil medir e comprovar tais deduções. Entretanto, pelo que se percebe, parece que: embora nada tenha mudado em relação à “velocidade” do tempo, mudou nossa relação com esse tempo, que, por vezes parece estar cada vez mais “curto”.  

Menciono isto apenas para lembrar que nesse “contexto” no qual se vive, pode-se comprometer a percepção sobre a VITAL IMPORTANCIA que a BIBLIA, a Boa Notícia, a Palavra de Deus, tem ou teria em na vida. Essa Palavra escrita e anunciada, é muito diferente das palavras nos jornais, que tem sua importância hoje e que, amanhã, estará servindo para talvez embrulhar peixes no mercado, ou apenas para ser reciclado. Entretanto a Palavra de Deus que ultrapassa mil anos continua sempre VIVA e ATUAL.  
Não posso e nem pretendo determinar a importância e a necessidade que essa PALAVRA tem na vida de todos; somente partilho experiências vividas, percebidas e aprendidas.  E já que é sobre essa Palavra que me arrisco partilhar, deixo que Ela mesma se pronuncie: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender,  para a corrigir, para a educar para a justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capaz para toda boa obra.   


Somos livres e capazes para de compreendermos essa palavra. Mas, a verdade é que é complicado amar o que pouco se conhece. Torna-se difícil perceber sua beleza; complicado entender seu alcance e amplitude; sua profundidade na vida. Mas, há exemplos de pessoas que arriscam tudo o que SÃO e o que TEM por causa dessa palavra. Pessoas de ontem; como os discípulos de Jesus que disseram: “a quem iremos Senhor, só tu tens palavras de vida eterna.” ou pronunciamento e documentos eclesiais que hoje reafirmam que “Deus se dá a conhecer no diálogo, no qual Ele se comunica amorosamente conosco”.

   
Retomando a citação da carta de Timóteo, resalto que a Bíblia só pode ter importância para aquela pessoa que QUER ser de Deus. Então, se esse é o seu desejo, afirmo com toda tranquilidade no Espírito de Deus que existe e atua em todos nós que SIM! A Palavra de Deus é Importante, Atual, Necessária e Essencial. 
É possível perceber no cotidiano que existem situações, elementos e opções que são aconselháveis; outros ainda muito importantes... porém, há aqueles que são essenciais. E é nesse campo vital-essencial é que a escritura se encaixa! 

Para finalizar, partilho uma comparação, embora não seja de todo correta, serve para  despertar o olhar e perceber o quanto a Palavra de Deus nos possibilitar ser livres e também o quanto orienta a historia e o cotidiano da humanidade. 


Imaginemos uma cidade, uma grande metrópole sem sinalização, sem placas que indicam a direção, sem semáforos... Sair às ruas e estradas seria um caos e perigoso. Esses indicadores de trafego ajudam a orientar para uma vida tranquila, segura e agradável. Sem eles, deslocar-se seria muito perigoso e às vezes mortal. Porém, se percebe que embora normalmente as ruas estejam sinalizadas, os acidentes acontecem, pessoas se ferem e até morrem, causando dor e desespero em muitos casos. O sinal que indica PARE, por exemplo, num cruzamento, só serve para aquele condutor atento que o conhece e o respeita. O fato de uma placa de transito existir, não garante o respeito a ela. A decisão de conhecê-la e respeitá-la cabe ao motorista. Assim, pode-se “entender” a Palavra de Deus. Ela existe e consegue ajudar orientar para que a vida seja equilibrada, abundante, saudável, prazerosa e feliz... Entretanto, nem todos a consideram ou a conhecem. Daí que muitos sofrimentos e mortes que poderiam ser evitados, infelizmente ocorrem. Não se trata apenas de sofrimentos físicos, mas também, e principalmente, espirituais. 


Deus, com sua Palavra é assim: sempre irá propor um caminho de amor, de liberdade e de felicidade; mas, jamais forçará ao homem sua acolhida. Essa é uma decisão pessoal! 
“O verbo que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar dele [...] só podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade a obra do Espírito Santo.” 
Assim como indicam a Palavra de Deus e outros tantos escritos nela inspirados, é aconselhável aceitar e acreditar que os livros Sagrados ensinam com certeza, fielmente e sem probabilidade de erros - portanto com muita propriedade, a verdade sobre Deus, sobre o homem e sobre a vida, com suas relações e caminhos. 

Concluo este pequeno incentivo para aprofundar o interesse e conhecimento sobre a Palavra de Deus, com um trecho do documento Verbum Domini, fruto do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus.
“Todo homem aparece como destinatário da Palavra, interpelado e chamado a entrar, por uma resposta livre, em tal diálogo de amor. Assim, Deus torna a cada um de nós capaz de ESCUTAR e RESPONDER á Palavra divina. O homem é criado na Palavra e vive nela; e não se pode compreender a si mesmo, se não se abre a este diálogo. A Palavra de Deus revela a natureza filial e relacional da nossa vida. Por graça, somos verdadeiramente chamados a configurar-nos com Cristo, o Filho do Pai, e a ser transformados nele.”  
Fraterno e carinhoso abraço a todos e mãos a obra! Vamos estudar e conhecer mais a Bíblia, para melhor viver, amar e servir!

                       José Aparecido Carloto – Ir. Zezo. Religioso Salesiano de Dom Bosco! 


domingo, 16 de setembro de 2012

Segundo texto para Contemplarmos...




Evangelho (Marcos 8,27-35)                                                         

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 
Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 
Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito.
Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 
Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo.
Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 
Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la” - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.


Para Refletir:


Nós somos chamados ao discipulado e à missão. Mas isso só será possível se, como Pedro, reconhecermos e compreendermos a verdadeira identidade de Jesus. Ele nos propõe as “coisas de Deus”, a comunicação da vida sem limites. Não podemos nos ater às “coisas dos homens” à exemplo de Pedro, à preservação do poder e à paz da ordem iníqua estabelecida.
Jesus está nos chamando e nos apresentando a proposta de Seu seguimento. A vida de cada um, ao ser doada em comunhão com outras vidas em ações concretas nos alcançará a salvação, isto é, se insere e permanece no seio de Deus, na eternidade.

Amanhã será postado um artigo sobre a importância da Palavra de Deus em nossas vidas, não percam!!!


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Textos para Lectio Divina

Para darmos início à Lectio Divina, utilizaremos o evangelho do dia. Você, jovem, que desejar fazer comentários, por favor, entre em contato conosco. 


 Evangelho (Lucas 6,20-26)                                                         

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Para refletir:


1 – As Bem-aventuranças são o centro do evangelho. Ora, se é o centro, deve merecer de nossa parte uma consideração especial. Fiquemos atentos! As Bem-Aventuranças precisam encontrar ressonância em nós. Se não formos capazes de dar um sabor diferente à nossa vida com estas indicações de Jesus, é porque realmente estamos bem fora de rota, bem insensíveis. Com certeza, alguma Bem-aventurança deve falar mais profundamente em nosso coração. Portanto, penso ser importante nos agarrarmos bem nesta Bem-Aventurança, para podermos ir trabalhando e crescendo nas demais. O ideal seria viver bem cada uma delas. Mas como somos limitados, partindo de uma delas, vamos melhorando as outras. O mais importante é transformar a nossa vida e a vida das pessoas que amamos a partir destas indicações de Jesus. Por outro lado, não devemos achar que a felicidade é algo reservado somente para o céu. Absolutamente! Devemos ser felizes já neste mundo, ainda que não seja felicidade perfeita, como o será na eternidade. As Bem-aventuranças propostas por Jesus são uma ótima receita de felicidade. O que efetivamente importa? Importa sermos simples, autênticos e sem fingimento. Importa estarmos abertos para Deus e para seu plano de amor que sempre quer que sejamos felizes. Importa abraçar coerentemente o plano de Deus com muito amor, carinho, delicadeza e constância.


domingo, 9 de setembro de 2012

Lectio Divina

Todas as quartas e domingos você poderá vivenciar a beleza do estudo da Palavra com as meditações sobre cada leitura.




Esperamos assim contribuir para que possamos conhecer e amar mais a Deus através de sua Palavra.


Isto é Lectio Divina!








Para Iluminar nosso mês da bíblia deixaremos a passagem lema da JMJ 2013, para que cada um de nós possa refletir sobre o que esta frase diz para as nossas vidas: 
"Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19)



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Visita do Irmão Antonio Carlos !!!


Recebemos no dia 03 de Setembro a visita do Salesiano irmão Antonio Carlos da ISSP, que apresentou para nós noviços a obra Salesiana de Itaquera, falou-nos também sobre o Pe. Rosalvino grande idealizador da Obra Social de Itaquera e que atualmente concorre no prêmio "Cidadão Sustentável" que tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente e visa reconhecer o esforço e a significatividade daqueles cidadãos que promovem ações sociais para a melhoria de determinada região.


                     Confira: http://www.domboscoitaquera.org.br/filme_cultura.html 





No período da tarde falou sobre a vocação do Salesiano irmão,a etapa formativa específica assim como as diversas funções exercidas por irmãos em todas as Inspetorias do Brasil. 







Continuando sua fala sobre o trabalho do irmão apresentou um projeto de Extensão Universitária desenvolvido por três jovens Salesianos irmãos (Irmão Tarcha, Marcelo e Adriano) tendo como tema a Historicidade da Laicidade na história Salesiana visando difundir a vocação do Salesiano irmão.



Apresentou também o grupo de música Illumminay composto por membros da obra social de Itaquera que foram campeões no Concurso Vozes promovido pela TV Aparecida e que tiveram o apoio total da obra Dom Bosco para alcançarem tal feito.




 E para finalizar deu o boa noite em nossa capela e reforçou a importância de estarmos de olhos fixos em Jesus e viver o chamado de Deus do jeito Salesiano, do jeito de Dom Bosco.

O Irmão Antonio Carlos trabalha na Obra Social Dom Bosco de Itaquera e auxilia na pastoral, ocupa também a função de membro da CIF, Presidente Nacional dos Ex-alunos e Delegado Nacional da Família Salesiana . 


domingo, 2 de setembro de 2012

Aconteceu em Agosto...


 Congresso Inspetorial da AJS



Nos dias 25 e 26 de setembro, os noviços, juntamente com 350 jovens da Inspetoria São Pio X e Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, se reuniram em Joinville para o IVº Congresso Inspetorial da AJS. Com a finalidade de se prepararem para a JMJ Rio 2013, os jovens foram convidados à Lectio Divina, com o texto lema da Jornada Mundial: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19). 







Foi um importante momento de formação e integração entre os jovens e os membros da Família Salesiana, visando o grande encontro que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro.











Convivência com a Canção Nova


Na noite do dia 27 de agosto, os noviços, juntamente com a comunidade Canção Nova, realizaram um momento de convivência fraterna, partilhando experiências e trocando conhecimento sobre os respectivos carismas.
  

O momento de convivência iniciou com uma oração de acolhida para todos. Logo após, o P. Gilberto, mestre dos noviços, saudou os membros da comunidade Canção Nova e mostrou um vídeo sobre a Congregação Salesiana. Da mesma forma, o Wellington, responsável pela comunidade Canção Nova, saudou os noviços e salesiano mostrando um vídeo sobre a Canção Nova e seus trabalhos. 

Após este momento, todos participaram de alguma apresentação cultural, entre elas a música, o teatro e algumas mágicas. "Foi uma bonita demonstração de que é possível fazer comunhão com pessoas que, seguindo Cristo no estilo de Dom Bosco, mas de forma diferente, fazem da juventude seu campo de trabalho, assim como nós fazemos”, disse a equipe de comunicação do Noviciado.




Retiro Mensal


No dia 31 de agosto, os noviços com a comunidade do ISAS realizaram o retiro mensal, na casa das Filhas da Caridade de São Vicente, com uma reflexão acerca da Palavra de Deus no documento 97 da CNBB.




O retiro começou com uma breve oração inicial, sugerindo como leitura bíblica a passagem do eunuco (At 8, 26-40). O P. Gilberto, então, deu uma breve explicação sobre o tema e o documento, pedindo para que todos tentassem refletir sobre a importância da Palavra de Deus em suas vidas. 






Antes do deserto o Santíssimo foi exposto, para que pudéssemos, ao mesmo tempo em que refletíamos, adorar a Cristo presente em nossa vida. Após o momento de deserto, as comunidades se reuniram separadamente para avaliarem sua vida de oração (Scrutinium Orationes). O retiro, foi encerrado com a oração e bênção do Santíssimo.