quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agosto mês de Dom Bosco !!






João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo D’asti a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Desde pequeno sentiu-se impelido para o apostolado entre seus jovens colegas. Sua mãe Margarida, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer em virtude diante dos olhos de Deus.


E após um sonho, descobriu que havia sido escolhido para uma missão muito especial, cuidar dos jovens e leva-los a Deus, porém sendo filho de camponeses as dificuldades financeiras e o trabalho no campo tornaram –se empecilhos para que João pudesse estudar e concretizar o chamado de Deus, mesmo diante de todas as dificuldades nunca desistiu. Durante um tempo prestou toda a espécie de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música.

Queria vivamente ser sacerdote. Dizia: "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". Em 1835 entrou para o seminário de Chieri. 

Ordenado Sacerdote em 1841 iniciou no dia 8 de dezembro desse mesmo ano tornou-se amigo de um jovem  rapaz de nome Bartolomeu Garelli, que havia sido expulso pelo  sacristão por não saber ajudar nas funções da santa missa. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar da ignorância religiosa e da corrupção, especialmente os mais jovens.

Dom Bosco ao longo de sua jornada conquistou muitos e bons amigos como por exemplo Domingos Sávio, Luís Comollo, Miguel Rua, Maria Mazzarrello , além de outros dos quais o seu carisma alcançou ao longo do tempo como a jovem chilena Laura Vicuña. Em breve saberemos mais a respeito deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário