quinta-feira, 31 de março de 2011
Entrega da Constituições
sexta-feira, 25 de março de 2011
Aniversário do Luís Matheus
"Como um pássaro, pousar nas mãos do Senhor. Pequeno pássaro, sempre cantar Seu louvor, Aleluia, aleluia, aleluia."
Pe. Eduardo Malaspina visita o Noviciado
quinta-feira, 24 de março de 2011
Domingos Sávio
Em nossos dias a palavra santidade pode soar meio estranho, daí surge uma palavra que pode nos soar de forma familiar, ou seja, amigo de Deus. Neste contexto a família salesiana nos da um belo exemplo o de São Domingos Sávio. Nascido em Riva no ano de 1842, sempre cultivou o desejo de ser padre, por isso aos 12 anos entra para o oratório de Dom Bosco tendo em vista seu grande sonho.
Em sua vida no oratório buscava incansavelmente a santidade e para isso não poupa esforços e sacrifícios: “Sinto verdadeira necessidade de fazer-me santo; e se não me fizer, não faço nada. Deus quer que eu seja santo, e tal há de acontecer”. Porem Dom Bosco lhe da sua grande formula de santidade, tendo como grande plano o bem fazer suas obrigações como muita alegria.
São Domingos nos mostra que ser santo e ser na verdade amigo de Deus.
quarta-feira, 23 de março de 2011
sábado, 19 de março de 2011
19 de março - São José
Justo, humilde, obediente e fiel. Exemplo de pai e trabalhador. São José foi um homem que soube escutar a Deus. Compreendeu a obra de Deus em sua vida. Teve a alegria de segurar o filho do Altissimo. Ensinou a Jesus a trabalhar. Não abandou Maria quando mais precisava. Educou o menino Deus.
São José um homem justo, bondoso e simples. A exemplo de São José, pai adotivo de Jesus, podemos cada vez mais aprender a escutar e ver Deus nas pequenas coisas. Aproveito para partilhar a musica do Ricardo Sá (CN) sobre São José, uma musica que nos leva a conhecer mais a beleza do homem justo, bom e simples:
"Eu queria ser como São José
Que ao ouvir a voz de Deus sofrendo obedeceu
Foi fiel e grande exemplo de entrega a Deus
Despojou-se de sua vida
Trabalhou e amou por Deus
Santo homem de Deus
Quero ser santo assim
Não temer nem lamentar o que ficou pra traz
Na justiça quero andar
E ser puro no amar
Estar pronto pra partir e o menino Deus salvar
Hoje eu digo sim
Vou até o fim
Pra Deus possa moldar os traços dele em mim
Santo é o que eu quero ser
Quero sempre obedecer
Nada reter, amar sem reservas
Ah São José roga por mim!
Valei-me São José."
N. Ronaldo L. S. Pereira
terça-feira, 15 de março de 2011
quarta-feira, 9 de março de 2011
Quarta-feira de Cinzas
terça-feira, 8 de março de 2011
domingo, 6 de março de 2011
Matinê de Carnaval
quarta-feira, 2 de março de 2011
O silêncio da oração
Na sociedade em que vivemos se há uma coisa que é rara de acontecer, é a prática do recolhimento e do silêncio que deixa espaço para Deus falar. A nossa vida agitada e cheia de tarefas a serem cumpridas nos colocam num ritmo diário que quase nos impede por completo de ter um momento com o nosso melhor amigo, que é Jesus. Entretanto, será que é possível nesse mundo barulhento reservar um momento para escutar a suave voz de Deus? Responde-se: Sim!
O profeta Elias, por exemplo, esperava escutar a Deus em diversos eventos da natureza, onde o seu “poder majestoso” poderia se manifestar, porém é na brisa leve, que o nosso Senhor quis falar com ele. Jesus mesmo, antes de escolher os discípulos e por diversas outras vezes, subiu ao monte para orar e escutar a voz de seu Pai. Ainda outro exemplo é do próprio Dom Bosco, o qual fazia mensalmente retiros nos oratórios e para os salesianos com tempos consideráveis de silêncio, a fim de que o jovem pudesse refletir seriamente sobre o espaço que cada um dava à voz de Deus em suas vidas...
Talvez hoje, não tenhamos oportunidades de subir montanhas ou mesmo de fazermos com freqüência algum retiro, porém é necessário atentarmos para a necessidade de deixar-nos guiar pelo nosso Deus do amor. E por que não subir diariamente nas “montanhas” das nossas capelas e igrejas e por alguns instantes deixar que o nosso Criador fale conosco e tenha o primado absoluto da nossa vida? Pois só assim poderemos rezar com coerência: Seja feita a vossa vontade!
N. Cesar Almeida Siqueira