quarta-feira, 2 de março de 2011

O silêncio da oração


Na sociedade em que vivemos se há uma coisa que é rara de acontecer, é a prática do recolhimento e do silêncio que deixa espaço para Deus falar. A nossa vida agitada e cheia de tarefas a serem cumpridas nos colocam num ritmo diário que quase nos impede por completo de ter um momento com o nosso melhor amigo, que é Jesus. Entretanto, será que é possível nesse mundo barulhento reservar um momento para escutar a suave voz de Deus? Responde-se: Sim!

O profeta Elias, por exemplo, esperava escutar a Deus em diversos eventos da natureza, onde o seu “poder majestoso” poderia se manifestar, porém é na brisa leve, que o nosso Senhor quis falar com ele. Jesus mesmo, antes de escolher os discípulos e por diversas outras vezes, subiu ao monte para orar e escutar a voz de seu Pai. Ainda outro exemplo é do próprio Dom Bosco, o qual fazia mensalmente retiros nos oratórios e para os salesianos com tempos consideráveis de silêncio, a fim de que o jovem pudesse refletir seriamente sobre o espaço que cada um dava à voz de Deus em suas vidas...

Talvez hoje, não tenhamos oportunidades de subir montanhas ou mesmo de fazermos com freqüência algum retiro, porém é necessário atentarmos para a necessidade de deixar-nos guiar pelo nosso Deus do amor. E por que não subir diariamente nas “montanhas” das nossas capelas e igrejas e por alguns instantes deixar que o nosso Criador fale conosco e tenha o primado absoluto da nossa vida? Pois só assim poderemos rezar com coerência: Seja feita a vossa vontade!

N. Cesar Almeida Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário