terça-feira, 16 de agosto de 2011

Começa a Jornada Mundial da Juventude




Começa finalmente hoje a XXVI Jornada Mundial da Juventude. Os jovens peregrinos, vindos com meios diversos de toda parte do mundo, serão autênticos protagonistas do evento. Muitas as iniciativas pensadas por eles, a fim de que a GMG seja uma experiência que realmente os transforme e os enraíze em Cristo, desde as estritamente espirituais até as culturais e de festa.

Com a missa de inauguração na Praça Cibeles, presidida pelo Cardeal Antônio Maria Rouco Varela, arcebispo de Madri, às 20,00 h (GMT+2) de hoje, 16 de agosto, se abre a Jornada Mundial da Juventude. Para todos os peregrinos é bom saber que a GMG significa também:

Indulgência plenária
A Penitenciária Apostólica emitiu um decreto com o qual concede a Indulgência plenária aos fiéis que devotamente participarem de qualquer função ou piedoso exercício durante a “XXVI Jornada Mundial da Juventude”, com as acostumadas condições previstas (necessidade para os fiéis de se confessarem, receberem a Santa Comunhão e rezarem segundo as intenções do Papa).

Museu do Prado
Nos dias da JMJ, o Museu do Prado, uma das mais importantes pinacotecas do mundo, oferecerá aos peregrinos, de forma gratuita, a possibilidade de aprofundar o conteúdo religioso das pinturas de Rubens, El Greco, Velázquez, Zurbarán e da obra convidada de Caravaggio, através de um itinerário sobre o rosto de Cristo.

Oferta cinematográfica
Na jornada de quarta-feira, 17, na Rua Fuencarral , junto do “JMJ Punto Cine” serão projetados mais de 20 filmes e documentários e haverá 10 encontros com diretores, atores e produtores. 16 cinemas da cidade, além disto, projetarão filme sobre a espiritualidade e a vida de modelos dos cristãos.

Museu “das Reduções”
Como iniciativa da Companhia de Jesus, a paróquia de São Francisco de Borja acolherá uma exposição sobre “a Reduções” do Paraguai, sede dos índios guaranis, promoção dos padres da
Companhia de Jesus nas terras conquistadas por Portugal e Espanha.

Museu Missionário Salesiano
De hoje a sexta-feira, além do mais, a casa das Missões Salesianas de Madri abre as portas do seu museu, situado na Rua Lisboa , 4, nas proximidades da Praça de Espanha e da Moncloa, com horários especiais, aos jovens peregrinos de todo o mundo. Das 9,00h às 19,00 , estará aberto ao público este espaço que propõe fornecer uma visão ampla da obra salesiana em terra de missão.

Festa do Movimento Juvenil Salesiano
Para todos os peregrinos do Movimento Juvenil Salesiano, imperdível é o encontro de quarta-feira, 17 de agosto, com os salesianos de Atocha. Além das atualizações jornalísticas de ANS e do site www.donbosco2011.org, será possível seguir a Festa e a Vigília graças a duas televisões diretas produzidas por Missões D. Bosco Telepace e streaming no www.missionidonbosco.tv.
* Às 17:00 “Basta que sejais jovens” – Talkshow sobre a MJS
Às 21:00 “Firmes na Fé”– Vigília de arte e oração.

Publicado e, 16/08/2011.
(ANS – Madri - http://www.infoans.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário